Dízimo é Evangelizar - Julho Mês dedicado ao Dízimo

07.07.2017

O dízimo não é uma conta a ser paga, mas sim uma retribuição que o cristão oferece a Deus como forma de agradecimento.

O Dízimo é uma contribuição financeira voluntária, regular, periódica e proporcional aos rendimentos recebidos, que todo católico batizado, na fé, deve assumir como obrigação pessoal, mas também como direito em relação à manutenção da vida, da igreja local, onde vive sua fé. O dízimo é uma das formas, não a única, que a Igreja tem para sustentar e investir na Evangelização. A Igreja precisa de pessoas, de lugares, de instrumentos (os meios), mas ela não tem como ter tudo isso, se ela não tem bens (os materiais) que sustentem essa preparação. Então, a Evangelização é sustentada pelo dízimo. Sendo assim, a finalidade do dízimo é Evangelizar.

O Dízimo, portanto, é essa contribuição financeira que, como batizados, oferecemos para com a comunidade da qual fazemos parte através do batismo. De posse desse recurso a comunidade, a paróquia e a Diocese mantem-se financeiramente, (arcando com) as despesas, com o anúncio do Evangelho, cobrindo, por exemplo, a despesas com água, luz, telefone, carro, funcionários, pintura de igreja, ajuda aos mais necessitados, manutenção dos seminários, e demais fatores.

Outro ponto importante que precisamos entender é a Pastoral do Dízimo. Ou seja, um grupo de cristãos conscientes do seu dever como batizados e dizimistas que, tem como missão nas comunidades, ajudar os outros católicos a viverem esta experiência de contribuir de maneira livre e generosa com a missão da Igreja.

Durante este mês estaremos mostrando a necessidade dos recursos financeiros na vida das comunidades, como também estaremos mostrando onde os recursos arrecadados, os bens materiais, são aplicados. Durante este mês estaremos conscientizando da necessidade dos bens materiais para o anúncio do Evangelho.

Quando mais um católico toma consciência de que é, por natureza, evangelizador, tanto mais ele opta em contribuir fielmente com sua comunidade através do dízimo. Durante o mês de julho queremos lembrar a todos os cristãos católicos que, ao fazer sua contribuição como batizado (a), está assumindo o seu lugar de vida na Igreja e dando sustentação a sua missão. Ser cristão exige partilha, solidariedade, contribuição. O Papa Francisco tem expressado com clareza: A evangelização não é uma opção, é uma obrigação. É possível vermos isto conforme a passagem de 1 Coríntios 9,16 e no afirmar de Mateus 28, 16-20. Como cristãos católicos, além de irmos àqueles que são cristãos, para (re) evangeliza-los, temos que ir além das nossas comunidades para dizer quem é Jesus a aqueles e aquelas que não o conhecem.

o dízimo tem esse objetivo: possibilitar a evangelização. Contribuir com o dízimo é, sem dúvida, a melhor resposta que hoje podemos dar para que nossas comunidades tenham o suficiente para cumprir com a missão de anunciar Jesus. É claro que a evangelização não se resume ao dízimo, mas ela não acontecerá se não formos capazes de superar o egoísmo e a avareza, colocando parte do que temos a serviço da Igreja.

Fonte: Site da Diocese de Cachoeiro  - Pe. José Carlos Ferreira