04 de agosto é dia do Padre

02.08.2021

04 de agosto é celebrado no mundo todo o Dia do Padre, uma figura histórica e de muita influência junto à comunidade católica.

Você sabe por que foi escolhido essa data para homenageá-los?

Origem do Dia do Padre

O dia do Padre é celebrado anualmente no dia 04 de agosto, data da festa de São João Maria Vianney. Essa data é comemorada desde 1929, quando o Papa Pio XI proclamou João Maria Batista Vianney como Padroeiro dos Párocos e dos Sacerdotes: “homem extraordinário e todo apostólico, padroeiro celeste de todos os párocos de Roma e do mundo católico”.

Quem foi João Maria Vianney?

Nascido no dia 8 de maio de 1786, na França e de origem muito simples, começou a trabalhar no campo desde a infância para ajudar sua família. Somente na adolescência, aos 17 anos, quando foi aberto uma escola na aldeia em que residia, pôde ser alfabetizado e aprender o idioma francês, já que apenas falava o dialeto local. Mesmo assim, estudou apenas por dois anos, pois tinha que continuar trabalhando.

Gostava de frequentar a igreja e por isso, logo manifestou seu desejo de se tornar padre. Apesar da oposição de seu pai e da perseguição religiosa que ocorria durante a Revolução Francesa, com a ajuda de um padre que atendia a sua aldeia, João Maria Vianney conseguiu ingressar no seminário de Écully.

Devido a sua falta de instrução, enfrentou obstáculos, pois os professores o consideravam um camponês sem inteligência o suficiente para concluir os estudos. Apesar da dificuldade de aprendizado, Vianney era considerado um verdadeiro exemplo de caridade, obediência, fé e perseverança, e com isso, em 1815, foi ordenado sacerdote. Recebeu, porém, a objeção de que não poderia ser um confessor, já que era considerado incapaz de orientar os fiéis.

Três anos depois, após a convivência diária com o Padre Malley, este percebeu o carisma e santidade de Vianney, liberando-o para que pudesse exercer seu apostolado plenamente, inclusive recebendo o sacramento da confissão.

A missão em Ars-sur-Formans

Após a liberação, foi designado vigário geral de um vilarejo chamado Ars-sur-Formans. Todos os padres se esquivam desta paróquia por diversos  motivos: Possuía apenas 230 habitantes e nenhum deles frequentavam a Igreja. Além disso, as tabernas viviam lotadas e o vilarejo era famoso pelo seu alto índice de violência.

Em pouco tempo, começou a atrair as pessoas para a Igreja, e assim, treze anos depois, a situação de Ars-sur-Formans se inverteu: as tabernas estavam vazias, a violência acabara e os habitantes lotavam a Igreja para se confessarem com aquele homem que consideravam um santo.

Exemplo de caridade e dedicação ao povo

Seu amor pelo povo era tão grande, que passava horas atendendo os corações aflitos dos fiéis, muitas vezes sem comer e até sem dormir, e assim, passou a ser chamado de “Cura D’Ars” (padre de Ars) e tornou-se um dos principais confessores da Igreja Católica.

Além disso, Pe. João Maria Vianney dedicava-se aos trabalhos pastorais, como restauração de igrejas, e também a socorrer os pobres, inclusive, gastando com eles toda a sua herança por parte de pai.

Consumido pelo cansaço, Cura D’Ars faleceu aos 73 anos, no dia 04 de agosto de 1859. Venerado e considerado um exemplo de santidade e dedicação, principalmente para os sacerdotes, em 1925, o santo foi canonizado pelo Papa Pio IX, e em 1929, como mencionamos, foi proclamado pelo Papa Pio XI o “Padroeiro dos padres e dos sacerdotes”, sendo a data da sua morte conhecida como o Dia de São João Maria Vianney e o Dia do Padre.

Qual é a missão de um padre?

O padre é um dos membros do clero da Igreja Católica, um homem que recebeu a ordem de sacerdote para cumprir a sua missão de entender a alma humana, ensinar a palavra de Deus, ouvir confissões e instruir o perdão dos pecados, ministrar o batismo e o matrimônio, celebrar missa e eucaristia, abençoar os fiéis, etc. A origem da palavra padre vem do latim, “pater”, que significa pai.

Conclusão

O Dia do Padre foi instituído no dia 04 de agosto, como forma de homenagear João Maria Batista Vianney, o padroeiro de todos os padres e sacerdotes.