História

A Paróquia São Filipe, no bairro Aeroporto, em Cachoeiro de Itapemirim, foi canonicamente erigida em 23 de fevereiro de 1992 por Decreto de Dom Luiz Mancilha Vilela, na época Bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, desmembrada da Paróquia Nossa Senhora da Penha, no bairro BNH, também em Cachoeiro de Itapemirim.

As raízes dessa porção do Povo de Deus hoje presente em uma rede de 21 Comunidades se encontram quando no final da década de 1920 e início da década de 1930 o Fr. André Ernandez, OAR, fundou a Capela dedicada a São Sebastião na localidade denominada Campo de São Filipe nas proximidades do atual Campo de Aviação.

Num primeiro momento a vida de fé e eclesial da comunidade ali presente era sustentada pelas celebrações esporádicas da Eucaristia, sobretudo por ocasião da festa de São Sebastião e pelas Ladainhas conduzidas por leigos e leigas da própria comunidade.

Algum tempo depois o terreno onde se encontravam a Capela dedicada a São Sebastião e o cemitério foram desapropriados para construção do aeroporto tendo a Comunidade que encontrar um novo lugar para se reunir até que em 1952 é inaugurada a nova Capela de São Sebastião onde hoje se encontra a atual Igreja Matriz.

A partir de 1956 as Missas passam a ser mensais e a Comunidade com maior assistência de seu pastor toma novo impulso, tendo à sua frente Pe. Murilo Marques Soares que caminha com essa porção do Povo de Deus até por volta de 1980.

A década de 1980 foi marcada pela vibrante presença do Con. Jefferson Luiz de Magalhães que fomentou o sonho de que as Comunidades ao redor do bairro Aeroporto poderiam a vir se constituir em uma nova paróquia. Em 1989 com a chegada do Con. Eriton Luiz Cortat Nery esse sonho vai se concretizando até que em 1992 há a instalação da Paróquia São Filipe.

Serviram como párocos ou administradores paroquiais: Pe. Helder Salvador (1992) e (2005); Pe. Darcy Altoé (1992-1993) e (1997-1998); Pe. Antonio Tatagiba Vimercat (1993); Pe. Pedro Félix Bassini (1998-2002); Pe. Valdece Schuenk (2002-2003); Pe. José Carlos Ferreira da Silva (2003-2005); Pe. Eduardo Sérgio Magalhães (2006-2012); Pe. Thiago da Silva Vargas (2012-2016) e Pe. Bruno Sá Rangel (2016-atualmente). Também aturam como Vigários Paroquiais: Pe. Claudinei Bourguignon Mascarelo (2018), SDB; Pe. Alci Monteiro Dias (2018-2019) e atualmente Pe. Ronaldo Borel de Freitas.

Também colaboram pastoralmente o Diácono Permanente Nilson Alves e inúmeros agentes de pastorais, ministros leigos, e animadores de Círculos Bíblicos e Movimentos. Marcante em nossa Paróquia foi a presença das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora.

Nesses 27 anos de existência a Paróquia cresceu em número e participação nas nossas Comunidades e seus trabalhos de evangelização e catequese.

Pastoral da Comunicação da Paróquia São Filipe

Patrocinadores