Breve relato da História da Paróquia São Filipe - Aeroporto

03.03.2017

Por volta de 1931,foi fundada a Capela denominada Campo de São Filipe,nas proximidades do atual Campo de Aviação.Era celebrada missa,uma vez por ano,na ocasião da festa do padroeiro,São Sebastião.

Com a desapropriação para a construção do aeroporto,o desafio foi decidir um novo local para a construção da Capela. A partir de 1949 começa a construção da nova Capela,com a comunhão de toda a comunidade.

Em 1956 as missas passam a ser mensais e a comunidade assistida pelos padres Seculares.Com chegada do Pe. Ériton Luis C Neri  em 1989 formaram-se as pastorais e  recende a esperança de organizar-se como Paróquia.Com a chegada do seminarista Helder Salvador a caminhada é fortalecida.

Em agosto de 1991  emerge  a"Quase Paróquia São Filipe e vai tomando forma de Paróquia o que acontece em 23 de fevereiro de 1992.

Pessoas que ajudaram formar a Paróquia São Filipe

Depoimento de Irmã Marília Polêto

JUBILEU DE PRATA DA PARÓQUIA SÃO FILIPE – AEROPORTO

Diocese de Cachoeiro de Itapemirim-ES

Fui convidada a relatar brevemente a minha experiência com a Paróquia São Filipe do Bairro Aeroporto, em ocasião do aniversário de 25 anos. Tive a graça ver e participar da criação da mesma.

Iniciei minha caminhada mais ativa na comunidade São Sebastião quando éramos ainda um setor da Paróquia Nossa Senhora da Penha do Bairro BNH. Todo nosso setor se deslocava para a Matriz nos momentos formativos, de encontros e reuniões.

Desconheço as motivações que levaram a iniciar o processo de organização eclesial em vista da instalação de uma nova Paróquia, formada pelas comunidades do nosso setor. Acompanharam sistematicamente este processo Pe. Helder Salvador, então seminarista, e D. Mariana (esposa do sr. Plínio) do BNH de Cima. Foi um período que nos empenhou bastante e uma vez formados os conselhos das comunidades continuamos acaminhada até formarmos um conselho da “Quase Paróquia”. Recordo-me ainda da eleição para a coordenação precedida por uma reflexão do seminarista Helder sobre a necessidade da Igreja de uma pessoa que se colocasse a serviço e contribuísse com seus dons no andamento do processo. Fui eleita nesta ocasião para a coordenação da “Quase Paróquia” e continuamos os arranjos e preparativos para o evento.

Quando foi erigida a Paróquia eu já não habitava mais no Bairro Aeroporto, pois me encontrava, desde março de 1993, num processo de discernimento vocacional junto às Irmãs Ursulinas do Sagrado Coração de Maria que viviam numa comunidade no bairro BNH.