Assembléia Paroquial 2019

28.02.2020

No último dia 14 de dezembro de 2019, a Paróquia São Filipe esteve reunida em assembleia com a presença dos representantes das pastorais, movimentos e grupos de todas as suas vinte e uma comunidades, sob a orientação do Padre Bruno, pároco, do então vigário Padre Ronaldo Borel, do hoje vigário Padre Carlos Renato e Diácono Nilson.

Naquele momento foi recordada e avaliada toda caminhada pastoral paroquial do ano de 2019, com foco nos resultados dos trabalhos de mapeamento paroquial proposto pela Diocese, em vista da atualização dos dados sociais e ecológicos para direcionamento das atividades sócio transformadoras da igreja. Na Paróquia São Filipe foram percebidos os muitos desafios a serem trabalhados tanto no eixo de infraestrutura de nossos bairros e distritos, como nas questões sociais e ecológicas. Desafios de criar consciência nos próprios habitantes desta paroquia, no que diz respeito ao cuidado com as pessoas e cuidado com nossa casa comum, o meio ambiente do qual somos parte. Desafios também de buscar junto ao poder público o cumprimento de suas responsabilidades, pelo comprometimento e conscientização de cada cidadão.

A reflexão na assembleia foi baseada na parábola do semeador, Mateus 13, que norteou nossa ação pastoral durante todo o ano, ajudando-nos neste momento a identificar os muitos frutos colhidos durante o ano e aqueles que ainda nos falta colher, que pelos trabalhos de grupos foram apontados resumidamente como sendo, acolhimento e testemunho.

Como fruto de nossa assembleia, na dimensão sócio ecológica, a Paróquia São Filipe protocolou na Prefeitura Municipal, junto a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, solicitação de estudo e atendimento das demandas apontadas no mapeamento paroquial por ocasião da revisão do PDM – Plano Diretor Municipal. Para a ampla ação pastoral, o planejamento pastoral 2020 concentra suas forças no despertar da “Alegria do Evangelho”, resgatando o sentido do Acolhimento Cristão que por si, gera um testemunho autentico de fé e transformação das realidades de todos nós.

Que Deus, pela intercessão de São Filipe, nos ilumine! Amém.