São Francisco de Assis

Antônio Augusto Emereciano (COORD)

Alex Faria Cordeiro (Tesoureir)
SKYP: fariacordeiro.alex

A Comunidade Eclesial de Base",  São Francisco de Assis",filha da Comunidade Imaculada Conceição, nasceu no dia 20/07/2002,com a primeira missa celebrada pelo padre Valdece Shuenk,na casa de Fátima,situada na Rua Apóstolo Pedro número 21.

Fomos crescendo,nos reunindo,conhecendo a vida do nosso padroeiro:São Francisco de Assis, considerado o "Profeta de Nosso Tempo"e,que para reerguer a Igreja de Cristo alicerçou-se em quatro colunas Oração,Penitência,Pobreza Evangélica e Apostolado.

Francisco, para nós dessa comunidade, é símbolo de humildade e dedicação ao Povo de Deus.

Durante os anos de 2003 e 2004 e inicio de 2005 celebramos na garagem de nossa irmã Graça, na rua, Apóstolo Judas Tadeu, número 17 e somos muito agradecidos pelo lindo gesto de doação e desprendimento.

Neste espaço enfrentamos desafios, nos fortalecemos enquanto comunidade, crescemos e enquanto, cristãos crescemos,formamos equipes, criamos pastorais, círculos bíblicos e muitos talentos foram revelados. Crescíamos e o espaço ficava pequeno. Alugamos um espaço maior e independente passamos a celebrar em dois horários.

Foi também neste momento (2005), que começamos a sonhar com a construção de nosso "Templo" e com a ajuda de Deus e a união de muitos que a obra de nossa igreja começou. Mas uma vez foi possível perceber com que ardor missionário os membros dessa comunidade trabalhavam. Grandes mutirões homens, mulheres e crianças, todos motivados e inspirados ,a exemplo de seu padroeiro,para a construção do Reino de Deus.

Nestes 11 anos de comunidade, tivemos acontecimentos marcantes: festas em louvor ao padroeiro, almoços comunitários, arraia do chicão, primeira eucaristia, batizados casamentos, caminhada pela paz, café da manhã nas ruas, (Projeto Anjo), vias sagras, coroações, semana da família dia 'D"nas comunidades, (2010 e 2011),visita do bispo diocesano Dom Dario de Oliveira Goular, escola bíblica catequética,desfile bíblico visitamos comunidades e recebemos algumas entre outros acontecimentos que mostram o rosto desta comunidade.

No ano de 2007, depois de muito trabalho e dedicação estávamos em nossa Igreja de São Francisco, com a nossa Capela do Santíssimo, simples, mas cheia de calor e do amor transbordante de Deus.

Nestes 11 anos de vida comunitária, tivemos como párocos, o padre José Carlos da Silva (2005), padre Eduardo Ségio Magalhães (2006 a 2011) e atualmente o padre Thiago da Silva Vargas que celebrou sua primeira missa na comunidade no dia 08/03/12 às 19h30min horas numa quinta feira.

Em 2014 estamos participamos das Santas Missões Populares e das Assembleias.
 Agradecemos a todos que fazem parte desta história e muito ainda se tem por fazer.

Graças a Deus somos um grande "povo": Que cai, levanta e vem para o meio.Mas temos consciência que não podemos e nem queremos parar por aqui,temos vários projetos a serem realizados.Vamos em frente,como dizia Francisco:"Comece fazendo o que é necessário,depois o que é possível e de repente você estará fazendo o impossível."

São Francisco de Assis

Outras comunidades